05/06/2017
As Bolas de Berlim são uma delicia, não são? Pois então f**a aqui uma receita simples. Para o creme, precisamos de: 250 ml Leite, 75 g Açúcar, 40 g Farinha, 2 Gemas de Ovo, 1 Ovo inteiro. Para a massa, precisamos de: 1/2 kg de Farinha, 30 g Fermento de padeiro, 150 g Açúcar, 50 ml de Leite, 125 g Manteiga, Raspa de Limão ou Laranja, 3 Ovos, Sal a gosto, Farinha para polvilhar, Azeite Gallo para fritar e Açúcar para polvilhar. Para fazer o Creme, ferver 200 ml de leite. À parte misturar os restante ingredientes com 50 ml de leite frio e juntar depois ao leite quente ainda ao lume sem parar de mexer até obter um creme espesso. Retirar do lume deixar arrefecer. Para fazer a Massa: colocar a farinha num recipiente grande ou sobre a bancada da cozinha. Fazer um buraco no monte da farinha e colocar o fermento e o leite. Amassar com um pouco da farinha que o rodeia. Fazer uma bolinha, dar uns golpes e deixar crescer. Quando a massa tiver crescido retirar do meio da farinha e amassar aí o açúcar, a raspa de limão e a manteiga amassando muito bem. Juntar então o fermento, os ovos um a um sem parar de amassar e o sal. Ir polvilhando a massa com farinha enquanto amassa até que esta se descole do recipiente ou bancada. Formar uma bola e deixar levedar até que duplique de tamanho. Dividir então em pequenas porções com peso médio de 50 gramas e dispor bem separadas umas das outras num tabuleiro ou sobre a bancada polvilhada com farinha. Deixar levedar bem e crescer novamente. Depois de terem crescido bastante fritar as bolas em Azeite Gallo pouco quente, lentamente e virando-as de vez em quando para fritarem de forma igual. Tratar da massa com cuidado para não a deformar. Quando estiverem fritas retirá-las, escorrê-las muito bem e polvilhá-las com açúcar. Dar-lhes um golpe e recheá-las com o creme!