Forças Armadas Angolanas - EMG

Forças Armadas Angolanas - EMG Defendemos Angola com honra e disciplina. Perfil Oficial das Forças Armadas Angolanas (FAA) - EMG Perfil oficial das Forças Armadas Angolanas (FAA) - EMG

CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FAA CONSTATA CONDIÇÕES DO CENTRO DE INSTRUÇÃO SANTA EULÁLIALuanda – O Chefe do Estado-...
23/05/2026

CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FAA CONSTATA CONDIÇÕES DO CENTRO DE INSTRUÇÃO SANTA EULÁLIA

Luanda – O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, General-de-Aviação Altino Carlos José dos Santos, efectuou nesta sexta-feira, 22 de Maio, uma visita de controlo e ajuda à Região Militar Norte, concretamente ao Centro de Instrução de Tropas do Exército Santa Eulália, com o objectivo de avaliar o funcionamento e as condições daquele estabelecimento de ensino militar do Exército.

Durante a jornada de trabalho, o General-de-Aviação passou em revista distintas áreas das infra-estruturas da unidade, entre as quais a cozinha, o posto médico, as casernas, o posto de comando e outros sectores ligados ao apoio logístico, administrativo e operacional das tropas em instrução.

A visita permitiu ao Chefe do Estado-Maior General inteirar-se do nível de organização, prontidão e condições de acomodação e preparação das forças, no quadro do reforço permanente da capacidade operativa e combativa das FAA.
O programa culminou com a realização de um briefing informativo sobre o funcionamento do centro, seguido da assinatura do Livro de Honra, ocasião em que o General-de-Aviação Altino Carlos José dos Santos deixou palavras de apreço e considerações positivas pelo trabalho desenvolvido naquela instituição militar.

WORKSHOP EM ENFERMAGEM DE TRAUMA REFORÇA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DAS FAALuanda — Terminou nesta sexta-feira, 22 de ...
22/05/2026

WORKSHOP EM ENFERMAGEM DE TRAUMA REFORÇA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DAS FAA

Luanda — Terminou nesta sexta-feira, 22 de Maio, o Workshop em Enfermagem de Trauma, realizado no âmbito do projecto de cooperação entre as Forças Armadas Angolanas (FAA) e a Embaixada dos Estados Unidos da América, com o objectivo de reforçar a preparação técnica dos profissionais de saúde militar no atendimento a vítimas de trauma e emergências.

A acção formativa decorreu ao longo da semana, de 18 a 22 de Maio, nas instalações do Hospital Militar Principal/Instituto Superior (HMP/IS), em Luanda, tendo o acto de abertura sido presidido pela Directora-Geral do HMP/IS, Brigadeiro Médica Filomena Burity Neto, em representação do Chefe da Direcção dos Serviços de Saúde do Estado-Maior General das FAA.

O workshop foi coordenado pelo Tenente-Coronel Médico Pedro Silva, chefe-adjunto do Banco e das Emergências e Traumas do HMP/IS, e contou com a participação do formador americano, Tenente-Comandante Patrick Marsh.

A formação reuniu 27 enfermeiros provenientes de diferentes ramos e estabelecimentos sanitários das FAA, bem como do Hospital do Prenda, que ao longo da semana participaram em sessões teóricas e práticas voltadas ao atendimento rápido e seguro ao paciente traumatizado.

Durante o curso, os participantes receberam instruções sobre avaliação clínica com recurso aos protocolos XABCDE e MARCH, manejo de via aérea, controlo de hemorragias, tratamento do choque, técnicas de imobilização e tomada de decisão em situações críticas.

A actividade teve igualmente como finalidade fortalecer o trabalho em equipa durante o atendimento de urgência e emergência, reduzir erros operacionais e aumentar a segurança dos pacientes em cenários de trauma.

No encerramento da formação, Sua Excia Directora-Geral do Hospital Militar Principal/IS, Brigadeiro Médica Filomena Burity Neto, agradeceu o empenho dos formadores, coordenadores e participantes, destacando a importância da cooperação entre as FAA e a Embaixada dos Estados Unidos da América na capacitação contínua dos profissionais de saúde militar.

Na ocasião, a responsável sublinhou que, além da componente formativa, o projecto permitiu igualmente a entrega de meios didácticos e materiais de treino, entre os quais um manequim de instrução, dois Ambús e diversos consumíveis utilizados nas simulações práticas, meios que vão reforçar o processo de formação e preparação técnica dos profissionais de saúde.

CHEFE DO ESTADO MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS ANGOLANAS AVALIA O GRAU DE PRONTIDÃO DAS TROPAS NA REGIÃO MILITAR SULHu...
22/05/2026

CHEFE DO ESTADO MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS ANGOLANAS AVALIA O GRAU DE PRONTIDÃO DAS TROPAS NA REGIÃO MILITAR SUL

Huíla - O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, General de Aviação Altino Carlos José dos Santos, destacou no preterito dia 18 da Maio de 2026, o elevado moral e a prontidão combativa das tropas da Região Militar Sul, durante a visita de controlo e ajuda realizada às unidades Militares da Região.

Em declarações à imprensa, na cidade do Lubango, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas afirmou que “o ânimo das tropas é bom, o moral é alto e estão em condições de cumprir as missões”, sublinhando a importância da preparação contínua e da formação permanente dos efectivos militares.

Durante a jornada de trabalho, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas exortou os efectivos a manterem-se vigilantes, disciplinados e preparados para assegurar a Defesa da Pátria, das instituições democráticas e da estabilidade nacional, considerando o conhecimento e a capacitação como factores essenciais para garantir a eficiência operacional das Forças Armadas Angolanas.

A visita de controlo e ajuda abrangiu subunidades de subordinação regional localizadas nos municípios do Lubango, Tchamutete, Matala e Jamba mineira, na província da Huíla, onde o General de Aviação Altino Carlos José dos Santos, manteve encontro com as entidades Governamentais da província e contacto directo com as tropas onde avaliou o estado de prontidão das unidades.

No decurso da deslocação à Região Militar Sul, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas visitou igualmente os municípios de Ondjiva e Cahama, na província do Cunene, com o objectivo de acompanhar o funcionamento das unidades militares e reforçar as orientações sobre à preparação operativa, combativa e educativa das tropas.

Luanda — O Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA) apresentou, nesta terça-feira, 19 de Maio de 2026, em...
20/05/2026

Luanda — O Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA) apresentou, nesta terça-feira, 19 de Maio de 2026, em Luanda, uma mensagem de condolências à família do Tenente-General na Reforma Avelino Luís da Costa, conhecido pelo pseudónimo de “Perdido”, falecido no passado dia 14 de Maio, vítima de doença.

Na mensagem, assinada pelo Chefe do Estado-Maior General das FAA, General de Aviação Altino Carlos José dos Santos, as FAA manifestam profunda tristeza e consternação pelo desaparecimento físico do Oficial-General, destacando o seu contributo relevante durante a luta Armada de Libertação Nacional, bem como o seu empenho na consolidação da Paz e da Reconciliação Nacional.

A nota realça ainda o percurso patriótico e profissional do malogrado, cuja dedicação ao serviço da Pátria marcou gerações de militares e cidadãos angolanos. A sua inteligência, espírito de missão, coragem e profissionalismo permitiram-lhe ocupar importantes funções na hierarquia militar, com destaque para o cargo de Comandante do Centro de Comunicações Permanente do Estado-Maior General das FAA.

As FAA consideram o passamento físico do Tenente-General na Reforma Avelino Luís da Costa “Perdido” uma perda irreparável para a instituição castrense e para a família enlutada, endereçando sentimentos de pesar e solidariedade neste momento de dor e luto.

O funeral do malogrado realizou-se no dia 19 de Maio de 2026, no Cemitério do Benfica, em Luanda.

“Que a sua alma descanse em paz”, lê-se na nota de condolências tornada pública pelo Gabinete do Chefe do Estado-Maior General das FAA.

ISTM REALIZA VIII JORNADAS ACADÉMICO-CIENTÍFICAS DEDICADAS À CIÊNCIA E DEFESA MILITARLuanda — O Instituto Superior Técni...
19/05/2026

ISTM REALIZA VIII JORNADAS ACADÉMICO-CIENTÍFICAS DEDICADAS À CIÊNCIA E DEFESA MILITAR

Luanda — O Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) realizou, de 12 a 15 de Maio de 2026, as VIII Jornadas Académico-Científicas, sob o lema “ISTM, 18 Anos Formando com Rigor para os Desafios da Defesa Militar de Angola”.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo General Jaime Manuel Pombo Vilinga, Chefe do Estado-Maior General Adjunto das FAA para a Área Operacional e de Desenvolvimento, em representação do Chefe do Estado-Maior General das FAA, General de Aviação Altino Carlos José dos Santos.

Na ocasião, o Director-Geral do ISTM, Brigadeiro Dinis Kebanguilako, destacou que o evento coincide com as celebrações do 18º aniversário da instituição, assinalado no dia 15 de Maio, sublinhando o papel das jornadas no fortalecimento da investigação científica e do ensino militar em Angola.

Durante a conferência subordinado ao tema “A Ciência ao Serviço da Guerra”, o General Jaime Manuel Pombo Vilinga, abordou a evolução histórica da ciência no contexto militar, desde as antigas máquinas de guerra até às modernas tecnologias, com destaque para a inteligência artificial e os sistemas tecnológicos aplicados à Defesa.

O Oficial-General defendeu que o desenvolvimento científico constitui um instrumento essencial para a preservação da soberania nacional e modernização das Forças Armadas Angolanas, destacando igualmente a aposta do ISTM na formação técnico-científica e nas áreas das engenharias.

As jornadas incluem palestras, mesas-redondas, debates e exposições científico-educativas, promovidas pelos Departamentos da Instituição, Ramos das FAA e entidades parceiras, reforçando o compromisso do ISTM com a formação de quadros qualificados para os desafios da Defesa Militar e do desenvolvimento tecnológico nacional.

75ª BRIGADA REALIZA EXERCÍCIO TÁCTICO COM TIRO REAL NO BENGOBengo — A 75ª Brigada de Infantaria Motorizada da Região Mil...
19/05/2026

75ª BRIGADA REALIZA EXERCÍCIO TÁCTICO COM TIRO REAL NO BENGO

Bengo — A 75ª Brigada de Infantaria Motorizada da Região Militar Norte realizou, recentemente, no polígono de adestramento das Forças Armadas Angolanas, em Ambriz, província do Bengo, um exercício táctico com tiro real a nível de Batalhão, no quadro do reforço da Preparação Operativa, Combativa Educativo Patriótica das tropas.

Subordinado ao tema “O Batalhão de Infantaria Motorizada Durante o Combate Ofensivo”, o exercício simulou uma operação ofensiva de conquista de posição em terreno misto, com foco na coordenação táctica, disciplina de tiro e capacidade de comando.

O Comandante do Exército, General João Serafim Kiteculo, que assistiu ao exercício, enalteceu o desempenho dos efectivos e incentivou o estudo permanente das guerras modernas, com destaque para o emprego de drones nos actuais teatros de operações.

O adestramento permitiu avaliar a prontidão operacional da unidade, bem como aperfeiçoar os procedimentos de actuação das subunidades nas diferentes acções tácticas.

Assistiram igualmente ao exercício Conselheiros do Comandante do Ramo, Comandantes das Regiões Militares Luanda e Norte, bem como de Chefes de Armas e Serviços do Exército.

ANGOLA ACOLHE 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ PERMANENTE DAS FORÇAS ESPECIAIS DA SADCCabo Ledo — Angola acolheu de 12 a 1...
19/05/2026

ANGOLA ACOLHE 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ PERMANENTE DAS FORÇAS ESPECIAIS DA SADC

Cabo Ledo — Angola acolheu de 12 a 13 de Maio de 2026, a 1ª Reunião Ordinária dos Comandantes do Comité Permanente das Forças Especiais do Subcomité de Defesa da SADC, num encontro dedicado ao reforço da cooperação militar regional e à prontidão das Forças Especiais face aos desafios contemporâneos de segurança.
A cerimónia de abertura foi presidida pelo Comandante do Exército, General João Serafim Kiteculo, em representação do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, General de Aviação Altino Carlos José dos Santos.

Na ocasião, o Oficial-General destacou o significado histórico e institucional da reunião, considerando que o encontro representa um importante passo para o fortalecimento dos mecanismos de cooperação militar no espaço regional da África Austral.

Segundo o Comandante do Exército, a transformação do Fórum das Forças Especiais da SADC em Comité Permanente, aprovada em Julho de 2025, na Tanzânia, enquadra-se no reforço das capacidades da Força da SADC em Estado de Alerta, sobretudo diante dos desafios registados em missões regionais, com destaque para Moçambique e República Democrática do Congo.

Durante os trabalhos, os participantes analisaram e aprovaram documentos estruturantes do funcionamento do comité, bem como discutiram a geração de Forças Especiais destinadas à integração na Força da SADC em Estado de Alerta.
O General João Serafim Kiteculo sublinhou ainda que o actual contexto regional e internacional, marcado pelo terrorismo, extremismo violento, tráfico transnacional, migração ilegal e crimes cibernéticos, exige forças militares modernas, preparadas e adaptáveis às novas ameaças.

O dirigente reafirmou igualmente o compromisso das Forças Armadas Angolanas com os princípios da cooperação regional, da estabilidade política e da manutenção da paz, defendendo uma actuação coordenada e integrada entre os Estados-membros da SADC.

A reunião decorreu num ambiente de cooperação, fraternidade e intercâmbio de experiências entre as delegações participantes, visando consolidar a interoperabilidade e o fortalecimento das capacidades operacionais das Forças Especiais da região.

FAA LAMENTAM FALECIMENTO DO GENERAL-DE-EXÉRCITO REFORMADO “TOKA”Luanda — O Estado-Maior General das Forças Armadas Angol...
13/05/2026

FAA LAMENTAM FALECIMENTO DO GENERAL-DE-EXÉRCITO REFORMADO “TOKA”

Luanda — O Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA) manifestou profundo pesar pelo passamento físico do General-de-Exército Reformado António José Condesse de Carvalho “Toka”, ocorrido no Reino de Espanha, vítima de doença.

Em mensagem de condolências, as FAA destacaram o percurso patriótico do malogrado Oficial-General, considerado uma das figuras de proa do nacionalismo angolano, com participação activa na luta armada de libertação nacional e uma trajectória marcada pela dedicação ao serviço da pátria.

O General “Toka”, como era carinhosamente conhecido, exerceu importantes funções no aparelho do Estado, com destaque o cargo de Comandante da Marinha de Guerra Angolana, tendo igualmente desempenhado relevantes missões diplomáticas ao serviço do país.

Segundo a nota, o Oficial-General distinguiu-se pela inteligência, coragem, dinamismo e elevado espírito de missão, qualidades que lhe granjearam respeito e admiração entre companheiros de armas e demais cidadãos.

Nesta hora de dor e luto, o Estado-Maior General das FAA endereçou os mais profundos sentimentos de pesar à família enlutada, rendendo homenagem à memória de um nacionalista comprometido com a independência, soberania e defesa de Angola.

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA PODERÁ FORMAR QUADROS MILITARES GABONESESLuanda — A República do Gabão manifestou interesse em...
10/05/2026

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA PODERÁ FORMAR QUADROS MILITARES GABONESES

Luanda — A República do Gabão manifestou interesse em formar quadros militares na Escola Superior de Guerra das Forças Armadas Angolanas, instituição considerada uma referência regional no domínio da formação estratégica, defesa e segurança.

A informação foi avançada pelo Tenente-General António de Jesus Miguel José Fernandes, chefe da Direcção Principal de Educação Patriótica do Estado-Maior General das FAA, no final da visita efectuada pelo Presidente da República do Gabão, Brice Clotaire Oligui Nguema, à instituição militar, em Luanda.

Durante a visita, o estadista gabonês recebeu um briefing sobre o funcionamento da escola, as suas missões e o papel que desempenha no sistema de ensino militar angolano, tendo igualmente assinado o Livro de Honra.

Segundo o oficial-general, o Gabão pretende enviar oficiais e especialistas para frequentarem cursos na Escola Superior de Guerra, numa iniciativa que poderá reforçar os laços de cooperação bilateral entre Angola e o Gabão nos domínios da Defesa e Segurança.

“É uma visita de grande importância para a Escola Superior de Guerra, porque contribui para o fortalecimento das relações militares entre a República de Angola e a República do Gabão”, afirmou.

O responsável revelou ainda que as FAA estão a trabalhar na transformação da Escola Superior de Guerra numa Academia de Altos Estudos Estratégicos, vocacionada para responder aos desafios contemporâneos ligados às guerras híbridas, cibernéticas e tecnológicas.

FORÇAS ESPECIAIS ASSINALAM 48 ANOS EM CABO LEDOCabo Ledo — As Forças Especiais das Forças Armadas Angolanas (FAA) assina...
10/05/2026

FORÇAS ESPECIAIS ASSINALAM 48 ANOS EM CABO LEDO

Cabo Ledo — As Forças Especiais das Forças Armadas Angolanas (FAA) assinalaram, no dia 5 de maio, o seu 48.º aniversário, numa cerimónia realizada no município de Cabo Ledo, província de Icolo e Bengo, marcada pelo reconhecimento histórico e reafirmação do compromisso com a defesa nacional.

O acto foi presidido pelo tenente-general Didimo João Cupeñala, chefe da Direcção Principal de Operações em exercício, em representação do chefe do Estado-Maior General das FAA, General-de-Aviação Altino Carlos José dos Santos.

A cerimónia decorreu na Escola de Forças Especiais e reuniu oficiais generais, superiores e subalternos, no activo e na reforma, incluindo efectivos que participaram na criação e consolidação desta força de elite. Participaram igualmente sargentos, praças, trabalhadores civis e convidados.

Sob o lema “Forças Especiais: treinadas na dor, guiadas na honra”, o responsável destacou que a efeméride constitui um momento de homenagem aos efectivos que, ao longo dos anos, contribuíram para o prestígio, disciplina e elevada capacidade operacional da unidade.

Foi sublinhado o papel estratégico das Forças Especiais no actual contexto militar, marcado por desafios complexos que exigem elevados níveis de prontidão, rigor e profissionalismo no cumprimento das missões.

A celebração reforçou o compromisso das FAA com a valorização dos seus efectivos e o fortalecimento das capacidades operacionais, em resposta às exigências da defesa e segurança nacional.

Texto: Tenente Bartolomeu Ngola | Foto: 2.º Sargento Kisolokele Nsimba José

PRESIDENTE DO GABÃO VISITA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA EM LUANDALuanda — O Presidente da República do Gabão, Brice Clotair...
10/05/2026

PRESIDENTE DO GABÃO VISITA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA EM LUANDA

Luanda — O Presidente da República do Gabão, Brice Clotaire Oligui Nguema, visitou no dia 7 de Maio de 2026, a Escola Superior de Guerra, em Luanda, no quadro da sua visita de Estado à República de Angola.

O estadista gabonês foi recebido por entidades civis e militares angolanas, entre as quais o Ministro das Relações Exteriores e o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas.

Na ocasião, o Brigadeiro André Chilamba Memo, 2º Comandante da Escola Superior de Guerra, desejou as boas-vindas ao visitante, destacando que a presença do Presidente gabonês representa um importante momento de reforço das relações de amizade, cooperação e intercâmbio entre Angola e o Gabão, particularmente no domínio da defesa e formação militar.

Durante a visita, foi apresentado um briefing sobre o funcionamento da instituição, as suas missões e o papel estratégico que desempenha no sistema de ensino militar angolano.

Em declarações à imprensa, o Tenente-General António de Jesus Miguel Fernandes, Chefe da Direcção Principal de Educação Patriótica do EMG/FAA, referiu existir interesse da parte do Gabão em formar quadros militares em Angola, particularmente na Escola Superior de Guerra.

O Oficial-General destacou ainda a ambição da instituição em transformar-se, nos próximos anos, num centro de altos estudos estratégicos e academia de referência regional, preparada para responder aos desafios das novas formas de conflito, marcadas pela guerra híbrida, guerra electrónica, cibernética e utilização de drones.

A visita enquadra-se nos laços de cooperação, amizade e intercâmbio estratégico existentes entre Angola e o Gabão.

Endereço

17 De Setembro
Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Forças Armadas Angolanas - EMG publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Forças Armadas Angolanas - EMG:

Compartilhar