04/03/2025
Turismo, sempre haverá sinais!
Naturalmente todo grande evento tem na sua atração principal o ponto alto, é aquele dia onde aplicados conceitos do turismo haverá maior demanda de toda estrutura, maior fluxo de turistas, maior aquecimento da economia. É o dia "D" ou melhor: dia "T"!
Os sinais (da série: Haverá sinais) são facilmente identif**ados tanto os técnicos quanto os mais difíceis de mensurar (satisfação do trade, alegria dos ambulantes...).
Sinais negativos podem ser sutis antes do evento, mas no dia T f**a inquestionável o fracasso quando a "energia" não toma conta do destino, a efervescência de turistas e visitantes que já chegaram deveria se misturar com a dos que chegam em busca de restaurantes, informações, hospedagens!
Quando você não vê turistas buscando por vagas e hotéis e pousadas com placas (sites, ota's) de "lotado" é porquê realmente algo não deu certo!
Em plena segunda feira de Carnaval, com a "atração principal" na cidade, não acontecer essa efervescência, essa mágica do turismo que encanta e arrebata a todos é mais um sinal, péssimo sinal, sinal que foto de praça cheia não signif**a Turismo bem trabalhado, sinal que, por sinal, o destino e o turismo precisam de mudanças urgente!
Grande abraço
Wander Noronha
consultor em Turismo