21/12/2022
Hoje é aniversário da minha cidade. Hj se comemora a fundação de Napoli, q tem como data simbólica 21 de dezembro de 475 a.C.
Eu tenho orgulho de dizer que a minha cidade, porque eu me sinto parte dela desde o primeiro dia que a respirei.
Sabe aquela velha história de amor da primeira vista?
Por inúmeros motivos a evitei durante alguns anos.
Até q um dia, eu resolvi fazer as pazes com uma coisa q eu tinha lá dentro.
Era Janeiro, e o céu era cinza e qdo cheguei o céu se abriu. Eu cheguei em Monte Santo e caminhei devagar pela Pignasecca, entre bancas, lojinhas, carros e motos passando. Desci em direção a via Roma. E era como se sempre a conhecesse.
Como se fizesse parte da cidade e ela fizesse parte de mim. E de certo modo ela sempre fez parte de mim. E fui assim caminhando sem parar durante o dia inteiro, e me deixando levar por aquela língua que eu sentia mais familiar que o italiano, e pelo jeito simpático de quem vendia meias na rua, pelo senhorzinho com o jeitão do tintureiro do meu bairro de infância, pela peixaria, pela música, pelo cheiro, pelos prédios que cheguei na Piazza Plebiscito e Lungomare.
E aí eu olhei o mar. E o Vesuvio. E chorei.
Luana e Amanda estavam cansadas mas ainda eufóricas.
E naquele mix dr emoções meu coração parecia que ia explodir.
É o lugar mais mágico, mas caótico, e talvez o mais bonito q já tivesse conhecido.
E sim, via TODOS os problemas. Mas quando a gente ama algo alguém de verdade, a gente vê os defeitos mas são as qualidades que enchem o nosso coração.
No dia seguinte, depois do café da manhã fui de novo ver o mar e me despedir.
E eu olhava e eu não conseguia dizer nem menos uma palavra. Mas tem momentos que o silêncio diz tudo. E o meu companheiro disse vamos amanhã a gente tem que trabalhar em Pescara.
Eu só consegui dizer não.
E ele disse que esse Pescara não é mais o seu lugar não é verdade?
Eu só respondi não, (sem saber o que ia acontecer nos próximos meses e de como o destino me traria pra cá.)
E eu chorei enqto ia embora. E começou a chover muito. Recebi uma MSG assim: Napoli chora pq vc está partindo. E assim ela entrou no meu 💙.