19/06/2021
TIPOS DE PESSOAS QUE PRECISAMOS TER MUITO CUIDADO ENQUANTO CONVIVEMOS COM ELAS.
Realmente, falar do tipo de pessoa que precisamos ter muito cuidado enquanto convivemos com ela, é falar de um assunto muito longo. Mas, eu trago algumas sugestões a respeito desse mesmo assunto, porque precisamos ser pessoas muito selectivas e atentas com cada atitude positiva ou negativa apresentada por pessoas que estão ao nosso redor.
Desde já, aproveito a oportunidade para pedir a sua máxima atenção e compreensão, porque se calhar essa é a primeira vez que estarás entrando em contacto com alguns artigos que mexem com a sua sensibilidade mas, de qualquer forma, isso nos ajudará bastante.
Começando:
As nossas atitudes, o nosso pensar, imaginar e falar é um indicador muito importante daquilo que é a nossa vida interna. Cientif**amente falando (OBS: É minha visão subjectiva), a estrutura anatómica de uma pessoa, sempre foi reflexo ou resultado daquilo que é o seu interior, ou seja o estado fisiológico do seu corpo. Porque, quando há alguma anomalia a nível da célula, muita das vezes, essa mesma anomalia é portada aos tecidos, após o tecido vai para órgãos, órgão por sua vez se manifesta ao sistema, essa mesma anomalia continua subindo até ao nível de organismo, e daí se manifesta ao nosso exterior, tendo um impacto positivo ou negativo ao meio onde estamos inseridos (Ecossistema, desde a componente biótica e abiótica). A mesma realidade, poderemos encontrar se estudarmos a psicologia metafísica ou cognitiva, a pessoa sempre será, ou seja é resultado daquilo que é a sua percepção, pensamento, imaginação, motivação, e etc. Se viajarmos para a vida espiritual, entenderemos que, a pessoa é resultado daquilo que é a sua vida espiritual (interna). O exterior da pessoa é resultado da influência que sofre pelo tipo de espírito que está contido nessa mesma pessoa.
Os nossos desafios antes de serem manifestados ao mundo, eles são primeiro absorvidos dentro de nós. Nisso, existem pessoas ao nosso redor que garantem-nos segurança e confiança absoluta mas, de igual modo, há um grupo de pessoas que garantem-nos oposto de segurança e confiança.
------A pergunta que se coloca é seguinte; Francisco Matoco, como posso identif**ar essas pessoas que representam sinal de insegurança em minha vida?
Sabes! Não é preciso colocarmos nossos olhos diante de óculos e posteriormente, escolhermos uma objectiva qualquer de um microscópio óptico para localizarmos ou identif**armos esse grupo de pessoas. Simplesmente, precisamos ser sábios para discernirmos bem cada atitude nossa, e aquelas que as pessoas apresentam para nós. Existem várias atitudes apresentadas, por essa mesma razão, eu trago aqui duas atitudes muito notárias em pessoas que merecem nosso maior cuidado, para a nossa melhor segurança.
🎯 PESSOAS QUE SEMPRE TE CRITICAM – Caro leitor! Ninguém aqui, não quer ser criticado mas, existem pessoas muito peritas e especialistas demais nessa área de criticologia😁😁. Tudo que fazemos, ou fizemos e pensamos fazer, para elas é sempre errado. Toda pessoa que não enxerga coisas boas e produtivas em você, essa pessoa não está disposta para ajudar-te a ser o tipo de pessoa que deseja ser no futuro. Porque se ela já não enxerga coisa boa em você, é porque também já não esperar nada de você, e se não espera nada de você é porque não acredita em suas competências. E se ela não está disposta, é porque não merece sua confiança.
A crítica ela é sempre benvinda, mas quando ela for exagerada e sem motivos para tal, ela tem um poder de nos deixar afugentados, quanto mais formos criticados por uma pessoa, mais acanhados f**aremos diante dessa pessoa e da sociedade em geral. A crítica exagerada gera consequências graves em nós, porque ela tem poder de diminuir a nossa motivação, força, coragem, nos faz pensar que, nós não somos úteis em lugar nenhum, f**amos o tempo todo pensando que somos as péssimas pessoas que existem nessa face da terra. Por isso, tenha muito cuidado com as pessoas que te criticam sem motivos, e de forma exagerada.
🎯 PESSOAS QUE QUEREM SER COMO VOCÊ - Caro leitor! Acredito eu que, são várias pessoas que já se dirijam até a você para dizerem-te que, desejam ser como você. É normal que isso aconteça em alguns casos, porque algumas pessoas falam-nos na inocência, mas também há pessoas que falam como resultado do desejo que elas têm dentro do seu coração. Entenda! Nós somos movidos pelos nossos desafios, e esses desafios nascem dentro do nosso coração.
Eu sei que isso irá escandalizar-te, mas por cima do seu escândalo quero mesmo me arriscar dizer-te que, toda pessoa que tem como sonho, desafio, meta ou objectivo de vida ser como você, essa pessoa merece seu máximo cuidado enquanto convivem. Porque se ela não for pessoa de bons princípios, ela pode ser um inimigo para você. E é muito perigoso conviver com esse tipo de pessoa, porque é um inimigo muito silencioso. Se calhar você está dizer, é meu fã e tanta outra coisa por aí. Existe uma diferença entre as pessoas que nos querem ver bem, e as que nos querem ver mal. Como descobrir? É fácil demais. Veja!
---As pessoas que nos querem ver bem, elas chegam diante de nós, e digam; eu sempre gostei de você, do seu desempenho, trabalho e seu sucesso, por essa mesma razão, quero aprender com você.
----As que nos querem ver mal, elas chegam diante de nós, e digam; eu sempre gostei de você, do seu desempenho, trabalho, e seu sucesso, por essa mesma razão, quero ser como você.
Toda pessoa que chega diante de você e te diz, quero ser como você, essa pessoa está dizer-te indirectamente que, está disposta a substituir-te em lugar onde você se encontra. Mas, é complicado, se essa pessoa quer ser como você, e você estarás aonde? Acho eu que você já sabes nêh!
As pessoas mais próximas a nós, não podem desejar ser como nós somos mas, sim, devem desejar aprender connosco, porque quando não conseguirem ser como nós somos, de certa forma, nascerá espírito de competição no seio da amizade, e a competição por sua vez, gerará inimizade ou ódio silencioso entre amigos.
Falando de ódio silencioso entre amigos, perdoa-me! Mais vou falar mesmo essa verdade; vários sonhos foram abortados e inteirados no cemitério precocemente com a pessoa, por causa de ódio silencioso entre pessoas convivem juntas.
----------O desejo de querer ser igual a uma outra pessoa, foi a causa do primeiro caso de homicídio registado na história da humanidade.
--------- Veja! Caím queria ser igual a seu irmão Abel; Caím queria ser amado por Deus como seu irmão Abel era; Caím queria adorar Deus como seu irmão Abel adorava; Caím queria ter a mesma aceitação diante de Deus como seu irmão Abel tinha, mas infelizmente, como não conseguia alcançar esse desejo forte que estava concebido dentro do seu coração, a única solução que ele encontrou é fazer mal, ou seja matar o seu irmão Abel para ele ser ou ter o que desejava.
------------------A primeira vez que, um amigo chegou até a mim, dizendo que, quero ser como você, pedi-lhe que mudasse a forma de falar e pensar. Eliminar o querer ser, e substituir o querer aprender. Nós nunca seremos como outras pessoas são, mas podemos aprender com elas. Porque ninguém consegue sacrif**ar na mesma porção que outra pessoa sacrif**a. O que irá acontecer é o seguinte; ou irá sacrif**ar mais, ou irá sacrif**ar menos. Porque não sabemos o que essa pessoa tem suportado dia pós dia, a dor de cabeça e olhos que essa pessoa sente para elaborar um conteúdo, ninguém sabe quantas horas essa pessoa f**a prostrado e chorando diante da presença do Senhor, para conceder-lhe a graça e a sabedoria que tanto admiras, os dias que f**a sem comer nada, o tempo que passa isolado para entender a matéria da escola. Ninguém sabe. Por isso, pega o desejo de igualdade a pessoa, deita para fora, e substitua o desejo de aprender com elas.
LEMA DA SEMANA: LIVRA-TE DE PESSOAS QUE GARANTEM INSEGURANÇA EM SUA VIDA, PARA SEGURANÇA DA MESMA.
Francisco Matoco – Escritor/ Palestrante Motivacional .