02/05/2026
𝐃𝐞 𝐪𝐮𝐞𝐦 𝐞́ 𝐚 𝐜𝐮𝐥𝐩𝐚 ?
Há um período em que 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬 sabem do prazo de cumprimento, 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬 sabem das falhas e 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬 sabem das frustrações mas mesmo assim 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬 reagem no final de tudo como se não soubessem de nada.
Tudo que observamos é a cultura da falta de responsabilidade em que a culpa morre solteira, todos têm direito legítimo de reclamar e de multar e também de silenciar a responsabilidade.
𝐎 𝐄𝐦𝐩𝐫𝐞𝐬𝐚́𝐫𝐢𝐨 : ainda estamos em janeiro recorrerei a um contabilista apenas no final de abril e maio para entregar as declarações fiscais, entregarei a ele toda documentação de um ano para organizar, eles sempre darão um jeito.
𝐎 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐚𝐛𝐢𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚 : eu preciso de clientes, terei de aceitar estes clientes e preciso organizar e analisar toda essa documentação para submeter todas a tempo, pelo número e tempo de análise provavelmente conseguirei submeter apenas no último dia, também a AGT sempre prorroga podemos fazer tudo no último dia.
𝐀𝐆𝐓 : os contribuintes devem cumprir com as suas obrigações fiscais se não o fizerem serão multados independentemente de haver falhas no portal, eles como são negligentes farão a submissão no último dia melhor pra nós aumentarmos as receitas fiscais.
𝐎𝐂𝐏𝐂𝐀 : precisamos manter boas relações com a AGT e não decepcionar os nosso membros, então esperemos que os contabilistas ajudem as empresas a submeterem todas declarações nos prazos certos apesar das falhas do portal caso haver problemas de submissão vamos pedir aos contabilistas que apresentem evidências de falhas do portal assim manteremos uma boa imagem perante a AGT e diante dos membros.
Todos de antemão sabiam o que estavam fazendo e o que ocorreria mas ninguém pretende assumir responsabilidades.
- O empresário sem capacidade de gestão não vê importância dos números apenas faz uso da contabilidade para entregar declarações fiscais e os contabilistas são os seus 𝐦𝐢𝐥𝐚𝐠𝐫𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬.
👔O empresário transfere a culpa aos contabilistas.
- O contabilista com alguma apetência a clientes sem uso de critérios, vê-se como 𝐬𝐚𝐥𝐯𝐚𝐝𝐨𝐫 das empresas aceita qualquer tipo de clientes mesmo que lhe apresente a documentação acima do tempo então o contabilista prefere assumir o ônus da responsabilidade pelo incumprimento diante do empresário e tem de submeter tudo no último dia. Infelizmente cobrando honorários que não cobrem os custos de incumprimento.
👔 O contabilista transfere a culpa ao Portal.
- A AGT como organismo representante do Estado, um sujeito activo da relação tributária vê os incumprimentos como mais receitas, tem conhecimento dos problemas do portal mas durante todo esse tempo da sua existência ainda não conseguiu “verbas” para resolver o problema do portal ou se não for o caso( ironicamente ) não seja a falta de finanças mas não há capacidade técnica para resolver o problema enquanto sua responsabilidade.𝐀𝐆𝐓 vê-se como um 𝐆𝐞𝐧𝐞𝐫𝐚𝐥 que não recebe ordens mesmo que haja evidências de incompetência
👔 A AGT transfere a culpa aos contabilistas e os contribuintes por serem negligentes.
- A OCPCA como representante dos contabilistas sabe dos problemas da AGT mas não pretende entrar em choque e quer manter as boas relações com este organismo estatal vai mantendo uma postura de silêncio e omissão em alguns casos e quando der problemas procura encontrar um meio termo sem lesar os interesses, a postura firme em defesa dos profissionais não é sua 𝐦𝐚𝐧𝐭𝐫𝐚 porque encontra-se confusa no meio dos interesses.
👔 A OCPCA prefere transferir culpa ao desconhecido para não ser mal vista.
A cultura da culpa é a mesma da falta de responsabilidade onde cada um visa o seu próprio interesse e ninguém pretende pagar os ônus pelos incumprimento.
𝐓𝐨𝐝𝐨𝐬 𝐬𝐚𝐛𝐢𝐚𝐦 mas reagem como se não soubessem o que iria acontecer então reagem pelo calor das emoções e para salvar as aparências.
𝐓𝐨𝐝𝐨𝐬 𝐞𝐬𝐭𝐚̃𝐨 𝐜𝐞𝐫𝐭𝐨𝐬 𝐞 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬 𝐭𝐞̂𝐦 𝐫𝐚𝐳𝐚̃𝐨, ninguém pretende casar com a responsabilidade.
By : 𝐉𝐮́𝐥𝐢𝐨 𝐕𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐙𝐞𝐧𝐳𝐞 𝐋𝐨𝐩𝐞𝐬