CRM na Prática

CRM na Prática Conteúdo diário para te ajudar a criar e gerenciar relacionamentos na sua empresa!

Foi naquele evento do  e, entre pães de queijo e mini sanduíches de pão sírio, você pegou um monte de cartão da galera q...
04/11/2019

Foi naquele evento do e, entre pães de queijo e mini sanduíches de pão sírio, você pegou um monte de cartão da galera que conheceu lá?
Então agora é hora de gerenciar esses relacionamentos!
👤Todos os contatos que você pegou vão para o seu CRM. Não vacila no cadastro das informações: coloca o nome completo certinho, telefone, nome da empresa e email. Dependendo do CRM que estiver utilizando, já cadastre também a empresa e relacione com o contato.
📝Além de fazer esse cadastro básico, acrescente uma nota com o resumo da conversa e as suas impressões. Exemplo: "Encontrei o ______ no evento do Sebrae sobre Liderança e ele comentou sobre os desafios que está enfrentando para treinar seus coordenadores. Durante a conversa ele recomendou o livro XYZ e fiquei de mandar pra ele o contato do Marcos"
🎯O próximo passo é entender… qual é o próximo passo. Marcar um café? Compartilhar um contato em comum? Marcar uma visita à empresa dele? Agende essa atividade para não f**ar pra trás. .
👥Mantenha-o por perto adicionando-o no LinkedIn, seguindo no Instagram pessoal e cadastrando o email dele em sua lista de emails.
💰Caso o contato represente uma oportunidade de venda, crie também um negócio ou oportunidade no seu funil de vendas.
Dessa forma você potencializa seus eventos e mantém uma rede ativa que pode ser muito valiosa no futuro.
Faltou alguma coisa? Manda compartilha aqui nos comentários!
_____________________________

Foi naquele evento do  e, entre pães de queijo e mini sanduíches de pão sírio, você pegou um monte de cartão da galera q...
04/11/2019

Foi naquele evento do e, entre pães de queijo e mini sanduíches de pão sírio, você pegou um monte de cartão da galera que conheceu lá?
Então agora é hora de gerenciar esses relacionamentos!
👤Todos os contatos que você pegou vão para o seu CRM. Não vacila no cadastro das informações: coloca o nome completo certinho, telefone, nome da empresa e email. Dependendo do CRM que estiver utilizando, já cadastre também a empresa e relacione com o contato.
📝Além de fazer esse cadastro básico, acrescente uma nota com o resumo da conversa e as suas impressões. Exemplo: "Encontrei o ______ no evento do Sebrae sobre Liderança e ele comentou sobre os desafios que está enfrentando para treinar seus coordenadores. Durante a conversa ele recomendou o livro XYZ e fiquei de mandar pra ele o contato do Marcos"
🎯O próximo passo é entender… qual é o próximo passo. Marcar um café? Compartilhar um contato em comum? Marcar uma visita à empresa dele? Agende essa atividade para não f**ar pra trás.
👥Mantenha-o por perto adicionando-o no LinkedIn, seguindo no Instagram pessoal e cadastrando o email dele em sua lista de emails.
💰Caso o contato represente uma oportunidade de venda, crie também um negócio ou oportunidade no seu funil de vendas.
Dessa forma você potencializa seus eventos e mantém uma rede ativa que pode ser muito valiosa no futuro.
Faltou alguma coisa? Manda compartilha aqui nos comentários!
_____________________________

Uma das métricas mais importantes para quem leva a sério gestão de relacionamento com o cliente é o LTV.LTV é o acrônimo...
28/10/2019

Uma das métricas mais importantes para quem leva a sério gestão de relacionamento com o cliente é o LTV.
LTV é o acrônimo para Lifetime Value. Lifetime value é quanto cada cliente traz de dinheiro para a sua empresa ao longo da sua vida.
Muitas vezes os empresários não investem em CRM porque nunca pensaram em termos de LTV. Quer ver um exemplo?
Imagina uma barbearia dessas novas que temos por aí. Digamos que o corte+barba de uma delas custe R$ 90,00 e que eu vá lá hoje. A grande maioria dos empreendedores vai pegar meus 90 reais, colocar no bolso e me esquecer. Eles fazem isso porque pra eles eu valho 90 reais.
Agora, imagina se o dono da barbearia olhar pra mim e pensar: o Mateus veio aqui hoje e gastou 90 reais. Ele disse que normalmente corta o cabelo e a barba mensalmente. Nesse caso, R$ 90,00 x 12 = R$ 1.080,00. Mas o Mateus é jovem, vai ter cabelo por pelo menos mais uns 20 anos (nem que seja só nas laterais, risos). Então se o Mateus vier aqui pelos próximos 20 anos, ele é um cliente de mais de R$ 20.000,00. Aí a história muda, certo?
Lembra do CAC? Se eu te falar que custa R$ 50,00 pra trazer um cliente novo para a barbearia do exemplo aí de cima e você olhar só pra primeira compra, o CAC é alto ou baixo?
E se você olhar para o LTV do cliente? R$ 50,00 é muito ou pouco para trazer um cliente que vale R$ 20.000,00?
Entendendo o LTV f**a óbvia a importância de uma boa gestão de relacionamento com o cliente. É esse trabalho que vai garantir que o teu cliente vai continuar consumindo de você, aumentando o LTV médio e diluindo o custo de aquisição.
Quer melhorar o cálculo? No lugar da receita, usa a Margem de Contribuição (depois dos custos variáveis e antes de pagar o marketing e custos fixos) que cada cliente traz para a empresa ao longo da sua vida.
Qual o esforço você tá fazendo hoje para aumentar o LTV dos seus clientes? Quanto vale um cliente para a sua empresa?
_____________________________

Como você está o relacionamento da sua empresa com seus clientes?No dia 16 de outubro às 20h no  eu vou fazer um bate-pa...
09/10/2019

Como você está o relacionamento da sua empresa com seus clientes?
No dia 16 de outubro às 20h no eu vou fazer um bate-papo sobre Gestão de Relacionamento com Clientes.
No evento eu vou mostrar o passo a passo para montar uma estratégia de CRM para gerar mais vendas.
Você não pode perder esse evento se você:
✅ tem uma empresa e ainda não tem uma base de clientes organizada
✅ não sabe quem são seus melhores clientes
✅ precisa perguntar para as suas vendedoras como estão os seus clientes
✅ tem medo que seu vendedor saia da empresa e leve seus clientes com ele
✅ se comunica com todos os seus clientes da mesma forma
✅ investe muito tempo (e dinheiro) para trazer novos clientes e pouco tempo (e dinheiro) para trazer os clientes de volta.
O evento é GRATUITO, mas as vagas são limitadíssimas !
INSCREVA-SE:
http://bit.ly/crmnapratica
16 de outubro
State Offices (Av. Ayrton Senna da Silva, 200)
20h
________________________

05/10/2019

2019 e ainda vemos esse tipo de comunicação. 😳Quem coloca uma placa dessa na parede não faz o mínimo da gestão do relaci...
05/10/2019

2019 e ainda vemos esse tipo de comunicação. 😳
Quem coloca uma placa dessa na parede não faz o mínimo da gestão do relacionamento com cliente.
A cereja no bolo é a plaquinha embaixo pedindo sugestões para melhoria 😂😂
E aí? Já viu uma dessas por aí?
Essa pérola foi o quem postou no Twitter dele!
______________________

Quanto custa um cliente novo?O CAC é a métrica que mede o Custo de Aquisição do Cliente.Pra você ter esse custo basta so...
26/09/2019

Quanto custa um cliente novo?
O CAC é a métrica que mede o Custo de Aquisição do Cliente.
Pra você ter esse custo basta somar tudo o que você gasta no mês para trazer um cliente pra dentro de casa (basicamente seus custos de marketing e vendas):
▪️Comissão de vendas
▪️Gastos com anúncios
▪️Salário de vendedores
▪️Salários de marketeiros
▪️Ferramentas
▪️Telefone
▪️Etc
e depois dividir pelo número de clientes que você trouxe no mês (ou no período desejado). Por exemplo: gastei 5 mil reais no mês e trouxe 20 clientes novos. CAC = 5.000/20 = R$ 250,00.
A partir daí f**a mais fácil você pode analisar se os esforços que estão sendo feitos para trazer novos clientes estão valendo a pena. Digamos, por exemplo, que o seu CAC seja os R$ 250,00 ali de cima e que o seu produto custe R$ 200,00. Provavelmente nesse caso o seu CAC está muito alto e você deve rever a sua estratégia.
Quanto mais baixo o CAC, melhor.
Pra analisar melhor o CAC é importante olhar também para o LTV. Mas essa métrica vamos ver em outro post!
Dúvidas sobre o CAC? Coloca aí embaixo que eu ajudo!
_____________________________

Vamos ver qual a ferramenta mais popular e conhecer novas opções?Comenta aqui embaixo qual ferramenta você usa hoje para...
26/09/2019

Vamos ver qual a ferramenta mais popular e conhecer novas opções?
Comenta aqui embaixo qual ferramenta você usa hoje para gerenciar o relacionamento com seus clientes!

"Mas eu sou dentista e meu cliente acabou de comprar uma casa nova. Isso não tem nada a ver com meu negócio". Será?Ele v...
25/09/2019

"Mas eu sou dentista e meu cliente acabou de comprar uma casa nova. Isso não tem nada a ver com meu negócio". Será?
Ele vai mudar de bairro? Ele vai preferir um dentista mais perto? Ele vai continuar tendo grana para pagar o tratamento? A filha dele que antes ia a pé para a consulta agora vai como?
Todas as informações sobre nossos clientes são relevantes para construirmos RELACIONAMENTO. Essas informações nos ajudam a contextualizar as nossas conversas e a entender qual a abordagem devemos usar.
Comunicação é tudo sobre você ser pessoal. Para ser pessoal nós precisamos conhecer a pessoa com quem nós estamos falando. Muitas vezes são detalhes que fazem a diferença.
E se o dentista que ficou sabendo da nova aquisição do cliente mandasse no outro dia um vaso de flor parabenizando a família pela conquista? Será que isso pesaria na hora de o cliente optar ou não por mudar para um dentista mais próximo da nova casa?
Esses pedaços de informação muitas vezes são ignorados ou considerados conversa fiada, mas quando utilizados da forma correta tem um poder grande na fidelização do cliente.
Ouça com atenção cada conversa com seu cliente e tome notas. Anote o nome dos filhos e do esposo dela. Anota pra onde ela já viajou. Anota a data de aniversário de casamento. Anota o carro que ela dirige. Anota porque ela gosta do seu produto, como ela chegou até você, quem indicou. Anota tudo.
Depois use essas informações para personalizar os seus contatos. Ela vai f**ar surpresa com a atenção que você dá pra ela e vai se sentir especial. Isso é uma das melhores vantagens competitivas que você pode ter.
Agora pensa no seu melhor cliente. O que você sabe sobre ele?

No início do mês eu tive a oportunidade de ser jurado na primeira edição do    . O evento foi incrível e contou com a pa...
25/09/2019

No início do mês eu tive a oportunidade de ser jurado na primeira edição do .
O evento foi incrível e contou com a participação de uma galera que desenvolveu 12 Idéias de negócio durante um final de semana.
A ideia vencedora dessa edição foi a Seja Fã, startup que promete ajudar pequenos empresários a gerirem melhor as suas carteiras de clientes. Ou seja, CRM pra para restaurantes, varejo e para todo negócio que sabe o valor do seu cliente.
Parabéns Seja Fã e muito sucesso! O trabalho tá só começando!

@ Apucarana

Final de mês é guerra. Quando dá tudo certo você chega nos últimos dias com negócios em fase de fechamento suficientes p...
29/08/2019

Final de mês é guerra. Quando dá tudo certo você chega nos últimos dias com negócios em fase de fechamento suficientes para chegar na meta.
🙏🏻
Mas quando não dá tudo certo, você olha pro teu pipeline, soma os negócios todos com potencial e… não chega no número.
Nessa hora, se você está com o CRM em dia, você pode usar O FILTRO DOS DESESPERADOS. Vai lá nos seus negócios e filtra:
🔘Negócios perdidos no mês anterior
🔘Motivo de perda: Não está no momento de compra (ou similar que você use aí)
Olha os que foram perdidos nas últimas etapas do processo de vendas e veja se tem algum dá pra ressuscitar.
Muitos desses negócios devem estar com atividades agendadas para o futuro, então você vai precisar de um pouco de jogo de cintura (ou de uma condição especial) para entrar em contato.
Fez no mês passado? Vai mais um pra trás! Tenta achar aqueles negócios que tem potencial, que enxergaram valor na nossa solução e que de repente com um esforço extra nós conseguimos avançar agora.
Tem mais algum filtro que você usa aí no fim de mês? Compartilha com a gente!
Dúvidas? Manda aí também!

A primeira foto é nossa primeira loja da  , inaugurada 7 anos atrás aqui em Londrina - PR.A segunda foto é a nossa loja ...
29/08/2019

A primeira foto é nossa primeira loja da , inaugurada 7 anos atrás aqui em Londrina - PR.
A segunda foto é a nossa loja mais nova, recém-inaugurada.
Existem muitas diferenças entre as duas. Nesses 7 anos a nossa marca mudou, o nosso posicionamento mudou, nossos produtos, nosso endereço.
Uma coisa porém permanece: a preocupação em criarmos relacionamento com nossas clientes.
Na madrugada do dia 14 de julho de 2012, quando acabamos de montar tudo, o nosso amigo fez a primeira compra da história da e nós preenchemos a linha 1 de cadastro de clientes.
De lá pra cá a nossa base só cresceu e hoje temos mais de 7 mil clientes cadastradas.
Esse é o nosso maior ativo. A primeira compra de uma cliente é só a primeira etapa de um relacionamento que nós queremos que dure pra sempre.
Quantos clientes tem na sua base hoje? Comenta aí embaixo!






@ Mosfet Store

Endereço

Apucarana, PR
86800

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando CRM na Prática posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar