12/08/2021
O consumidor que vai retomar o consumo presencial após a pandemia é diferente do consumidor que iniciou o distanciamento social em 2020.
Antes a maioria das compras era feita presencialmente e havia muita insegurança em relação às compras online.
A sociedade pós pandemia está acostumada com quase 50% das compras feitas nos canais digitais e mesmo as pessoas mais tradicionalistas acessam o internet banking e fazem pelo menos pequenas transações online.
Este comportamento é uma grande ameaça para o pequeno varejo, principalmente quando pensamos que a maioria das comodities que movimentam a economia são compradas mais baratas online.
Assim o varejo tradicional vai ter que repensar sua atuação, vai ter que lembrar como encantar o cliente, trazer para o atendimento a preocupação com a experiência do consumidor.
O consumidor, se na sua experiência de compra não tiver prazer, vai voltar a comprar online por que assim vai economizar no valor dos produtos e no seu tempo.
Em cidades onde parte do comercio é movimentado pelo turismo este cuidado vai ter que ser ainda maior, por que o mal atendimento pode comprometer o resultado de toda a cadeia.
Temos que pensar que o custo de aquisição de clientes está cada vez mais alto e competimos online com pessoas de todos os lugares. Para conseguirmos alcançar nossos objetivos temos que efetivamente aproveitar todas as oportunidades para vender e fidelizar o consumidor.
Então nesta fase onde estamos preparando tudo para o fim do isolamento social, é uma boa estratégia treinarmos nossas equipes para encantar os “novos” clientes.