04/05/2021
05 de Maio é o dia mundial de Higienização das mãos, este dia surgiu para mobilizar pessoas em todo o mundo com o propósito de aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde e da população em geral.
A higienização das mãos pode evitar diversas enfermidades como gripes, resfriados, conjuntivites, hepatite A, infecção por Salmonella, distúrbios gastrointestinais além de ser uma das armas contra o novo coronavirus.
Quando a técnica de higienização for realizada com preparação alcoólica 70%, tem que ser realizada por no mínimo 20 segundos de fricção e as mãos não podem estar visivelmente sujas, uma vez que a preparação alcoólica não remove sujidades. Já a higienização das mãos com sabonete líquido e água deve respeitar o tempo mínimo de 40 segundos, esfregando bem as palmas das mãos, entre os dedos e pulsos.