De vez em quando nos pegamos pensando naquele lugarzinho especial que traz tantas recordações de um passado distante. De vez em quando recordamos aquele “esconderijo”, que poucas pessoas conhecem e que nos faz ou fazia tanto bem. De vez em quando sentimos uma incrível necessidade de fugirmos para aquele lugar, longe de tudo e de todos, onde não temos amigos – no máximo conhecidos – e que temos a c
erteza de que sentiremos paz. Existe um lugar, encravado entre a montanha e o mar, lugar este que não é grande, não é tão bonito; praia esta que nem é tão boa, mas que é meu. Neste lugar, para onde não vou há muitos anos, sinto a paz e a alegria necessárias para viver mais tantos anos quanto os anos que não o visito. Neste lugar me sinto eu...
Todo ser humano dever ter este lugar, este esconderijo, este refugo. Todo ser humano precisa visitá-lo, para se sentir humano novamente. Melhor ainda quando temos alguém especial para nos acompanhar. Aquele alguém que sabe quem você é e sabe o quanto isso signif**a, mesmo jamais tendo estado lá. Quando este alguém conhecer seu esconderijo, você será ainda mais realizado como pessoa, dividindo mais um de seus grandes segredos com ela, cúmplice de sua vida e de suas realizações. Lá você se renova e renova seu alguém. Você vai relembrar de quando era criança e de como era gostoso viver sem problemas e preocupações, mas vai perceber que todos os problemas e preocupações do presente são apenas a mola propulsora para que continue tentando, vivendo e oferecendo tudo de bom que você tem. Você vai perceber que aqui é o seu lugar e que lá é seu escape. Você vai apreender que toda sua vida valeu e vale a pena, pois, mesmo com tantas dificuldades, você pode fugir de vez em quando, para aprender e perceber tudo de novo, pois o trabalho e a vida corrida de hoje fazem de tudo para nos tirar nosso passado. Procuremos nossos esconderijos. Levemos nossos amores para se esconderem conosco. Deixemos que a vida seja real e saibamos que nosso passado, mesmo que longínquo, também é real e parte essencial de seu eu. Coroa Grande, meu esconderijo escondido, fez e fará sempre parte de minha vida. Agora fará parte de minha metade. No futuro, será o passado de meu presente. Terei minha cúmplice, que conhecerá minha rota e meu cativeiro; nosso cativeiro. Certamente, quando voltar, ressurgirei renovado para mais uma longa jornada. Onde f**a sua Coroa Grande? Nunca se esqueça de seu esconderijo. Passeie de mãos dadas. Arraste seus pés e escreva seus nomes na areia até que a onda os leve. Vá até o pé da montanha para roubar mamão; jogue sua tarrafa para pegar camarão; faça tudo refogado e coma de olhos fechados; corra no escuro da noite pela praia; faça amor; durma e acorde extasiado. Seja um fugitivo livre e despreocupado. Renove-se para enfrentar o dragão do dia-a-dia. E, quando você perceber que o dragão te encontrou novamente, fuja de novo. Todos precisam de uma Coroa Grande, mesmo que seja igual à minha: bem pequenina e irrelevante para o resto do mundo. Só quem conhece minha Coroa Grande sabe o que estou dizendo; só quem tem uma Coroa Grande sabe do que estou falando. Fuja! Esconda-se! Seja livre! De vez em quando, todos precisamos virar as costas para o mundo e reencontrar a vida e fazê-la mais fácil. Fuja, esconda-se e deixe a vida te encontrar. Texto de: Alessandro Amorim
facebook.com/alessandro.amorim.501