14/11/2025
Estava eu fazendo uma caminhadinha quando me percebi sendo flagrada por um “paparazzi”. Fui checar gentilmente qual era o propósito e encontrei um visionário vendedor de fotos.
A cena me lembrou de algo essencial:
vender não é errado. Errado é esconder o valor do que você sabe fazer muito bem.
Sou mediadora há 19 anos, palestrante profissional, professora, autora e tenho formações complementares em Harvard, Paris, Punta del Este e Buenos Aires. Passei anos entregando de graça — ou recebendo pouco — aquilo que me custou décadas para construir.
Eu mesma já diminuí o valor do meu trabalho achando que estava sendo gentil, quando na verdade estava sendo injusta comigo.
Tenho ressignificado meus estigmas sobre vendas.
Vender não é agressivo.
Agressivo é esperar que profissionais capacitados, comprometidos e sérios trabalhem de graça.
Vender não é forçar.
Forçar é calar a própria voz e esconder nosso valor.
Vender não é inconveniente.
Inconveniente é se anular até adoecer.
Aquele fotógrafo não teve medo de oferecer o que sabia fazer — e eu admiro isso. Inclusive, comprei as três fotos. Rs. Vou até recomendá-lo e agradecê-lo publicamente pelos registros:
Inspirada nele, reflito com vocês: por que nós, com tanto preparo, propósito e entrega, ainda hesitamos em vender nosso trabalho?
Talvez porque nunca nos ensinaram que vender é apenas convidar alguém para uma solução.
E soluções, essas sim, movem o mundo.