Energia Lab - Alquimia Y Café

Energia Lab - Alquimia Y Café Lab focado em compartilhar tudo o que incansavelmente estudamos sobre qualidade em café. Consultoria, planejamento, treinamento e análises.

nosso baristão  esta semana servirá excelentes cafés na .cafesespeciais , nosso parceiro de longa data.faremos uma análi...
27/05/2026

nosso baristão esta semana servirá excelentes cafés na .cafesespeciais , nosso parceiro de longa data.

faremos uma análise técnica de toda operação e serviremos as bebidas desse menu que tanto gostamos (de servir e de provar!).

f**a nossa dica: matcha com redução de pitanga e espuma cítrica.





quer saber o nosso ponto de partida para fazer um café filtrado?salve esse post para utilizar como bem quiser! essa é a ...
21/05/2026

quer saber o nosso ponto de partida para fazer um café filtrado?

salve esse post para utilizar como bem quiser!
essa é a nossa receita base, o ponto de partida ideal que usamos por aqui para regular e calibrar qualquer café filtrado. a partir desse padrão, você entende o grão e faz os ajustes.
a receita base:

* 20g de café com moagem média
* 300ml de água entre 92 e 94 graus
* proporção de 1g de café para 15g de água

o passo a passo:
* escalde o filtro de papel com a água quente e descarte a água
* adicione o café moído e nivele a cama
* comece com uma pré-infusão de 60ml de água por 45 segundos para liberar os gases e hidratar bem o café
* despeje até os 150ml em fluxos circulares, constantes e suaves, do centro para as bordas, até 1'30"
* por fim, despeje até os 300ml, ainda em fluxos circulares, porém com menor abertura e mais foco no centro, finalizando em 2'45"

começamos assim e ajustamos o que cada café especif**amente pede.

como você faz o teu? conta pra nós! :)

insegurança bateu? sugerimos um lembrete gentil de que o seu ritual não precisa ser perfeito para ser sagrado.às vezes, ...
19/05/2026

insegurança bateu?
sugerimos um lembrete gentil de que o seu ritual não precisa ser perfeito para ser sagrado.

às vezes, a gente entra na onda de que tudo precisa ser impecável. o método perfeito, o tempo exato... e o que era para ser um respiro vira cobrança. bate aquela insegurança: "será que estou fazendo certo?".

se acolha!

a vida real acontece na imperfeição. se hoje faltou tempo para a balança ou para a técnica, tá tudo bem. para aliviar a mente, tente isso:

.vá no automático que acalma: faça seu café de olho se medir tudo te trouxer ansiedade.

.foque no processo: sinta o aroma mudando o foco do resultado. o cheiro do café já cura.

.silencie a culpa: parar 5 minutos não te atrasa, te recarrega. seu café, suas regras.

qual dessas dicas você precisa aplicar hoje?

antes da primeira xícara, acontece a alquimia. regular um espresso é cruzar ciência com a alma. café bom e técnica extra...
18/05/2026

antes da primeira xícara, acontece a alquimia.
regular um espresso é cruzar ciência com a alma.

café bom e técnica extraem um espresso ok, mas um espresso memorável, exige um barista em um dia excepcional.

1. purga e temperatura: limpeza e definição térmica.
2. dose/ratio: a proporção fundamenta o discurso e a mensagem a transmitir.
3. moagem: ajuste fino e alinhamento do tom do diálogo.
4. distribuição e tamping: força e delicadeza equilibradas.
5. extração: o tempo traduzindo intenção em sabores e texturas.

técnica pura em forma de energia viva.

olhe nos olhos do barista com afeto e agradeça. especial mesmo são as pessoas.

aqui está o gui,
meu grande professor e amor.
o maior barista que já tivemos.

o que ele fazia e servia, simplesmente, incomparável.

hoje ele fala através do barro na .mansidao





17/05/2026

foto de funça, num instante de respiro, durante um dos nossos trabalhos juntos.

a gente tá no dia a dia pra tudo e nossas melhores fotos sempre são desfocadas, ou estamos bagunçados, ou com essa cara de vergonha pq não somos de fotos. tudo isso, pq estamos vivendo juntos muitos desafios, muitas descobertas, muitas evoluções e acaba não sobrando tempo pra fazer aquela foto imperfeita do mundo não real da rede social.

é um privilégio aprender com você e uma alegria te ver crescer de todas as formas.

sozinho se corre mais rápido,
juntos vamos mais longe.

hoje é o dia dele, do nosso barista, pensador, ser humano ímpar, ingrediente fundamental no que é hoje a nossa alquimia do Energia.

digam coisas bonitas pra ele merece tudo!

é tudo nosso, meu camarada 🫶🏾✊🏾💥

café no bule, vento no rosto e o descanso que a gente merece!sextou com gosto de missão cumprida e a alma pedindo um res...
15/05/2026

café no bule, vento no rosto e o descanso que a gente merece!

sextou com gosto de missão cumprida e a alma pedindo um respiro. chegar ao fim da semana é como vencer a última subida: o corpo cansa, mas a mente já celebra a vista.

agora o plano é simples: descer do selim, encostar a bike e deixar o tempo passar sem pressa. nosso ritual de recarga está liberado com aquele café passado na hora que desperta a presença, um pedal leve sem cronômetro só pra sentir o vento e, claro, a chance de chamar quem a gente gosta para dividir o caminho e a mesa.
a verdadeira alquimia acontece quando a gente desacelera e valoriza o essencial.

que seu final de semana seja leve, bem acompanhado e com café sempre quente!

bora descansar? 🫰🏾

𝙊 𝙧𝙞𝙩𝙪𝙖𝙡 𝙢𝙖𝙩𝙞𝙣𝙖𝙡 𝙦𝙪𝙚 𝙫𝙘 𝙧𝙚𝙨𝙥𝙚𝙞𝙩𝙖 (𝙚 𝙖𝙜𝙤𝙧𝙖 𝙥𝙤𝙙𝙚 𝙙𝙤𝙢𝙞𝙣𝙖𝙧!).sabe aquele momento "nem fala comigo agora" antes do primeiro g...
14/05/2026

𝙊 𝙧𝙞𝙩𝙪𝙖𝙡 𝙢𝙖𝙩𝙞𝙣𝙖𝙡 𝙦𝙪𝙚 𝙫𝙘 𝙧𝙚𝙨𝙥𝙚𝙞𝙩𝙖 (𝙚 𝙖𝙜𝙤𝙧𝙖 𝙥𝙤𝙙𝙚 𝙙𝙤𝙢𝙞𝙣𝙖𝙧!).

sabe aquele momento "nem fala comigo agora" antes do primeiro gole? ou quando você tenta repetir aquela receita gostosa e o café sai... a-g-u-a-d-o e sem graça?

pois é, a vida de quem ama café é feita dessas pequenas alquimias diárias!

a gente pode transformar esse "automático" em um ritual de puro prazer. 💋
nosso curso de preparo simples “Por favor, só um bom café” te ensina a dominar as variáveis para que cada xícara seja um abraço no caos da rotina, com base no que geralmente temos de utensílios e tipos de cafés nas nossas cozinhas.

menos mistério, mais sabor e aquela sensação deliciosa de saber exatamente o que está na sua caneca. chama (ou dá de presente para) Mainha, Painho, Mozão y amicans: o curso é um presente divertido e gostoso, pra o dia a dia também f**ar assim.

vamos elevar o nível do seu despertar?





PAPO RETO: oxidação × moagem.o café perde 60% do aroma em 15min após a moagem!  moer na hora é ciência e alquimia pura p...
13/05/2026

PAPO RETO: oxidação × moagem.
o café perde 60% do aroma em 15min após a moagem! moer na hora é ciência e alquimia pura para o seu paladar.

o grão de café é um cofre para mais de 800 compostos aromáticos, mas a ciência alerta: moer é abrir esse cofre para o oxigênio.

estudos mostram que, em apenas 15 minutos após a moagem, o café perde até 60% de seus aromas delicados. a oxidação ataca os óleos essenciais e os gases preciosos escapam, levando embora notas de frutas e flores.

moer na hora não "preciosismo", é a alquimia necessária para interromper o envelhecimento precoce da bebida e garantir o máximo de energia na xícara.

CoffeeScience

22/04/2026

dia desses foi necessário um respiro: um pedal, um café de última hora e alguns giros de pneu com muitas reflexões.

algumas poucas horas e boas xícaras de café, foram suficientes para organizar muitas camadas,
priorizar necessidades,
organizar prioridades e
sorrir. sorrir bastante, com leveza, com verdade.

daí pensei: esse momento foi tão bom, tão importante e ele pediu tão poucas coisas!

para nós ciclistas, existe sempre a ideia de que "menos é mais": a gente coloca na bike ou no corpo só o necessário, pq a gente sabe que qualquer excesso é peso, é chato de ter que f**ar amarrando, etc, etc.

então, hoje resolvemos compartilhar essa reflexão e algo menos sobre "café / técnica".

o que é o "pouco" pra você, capaz de gerar momentos e sentimentos profundos e grandiosos?

(:





03/04/2026

chegou a hora!

amanhã y domingo, 4 y 5 de abril, das 9h às 19h, acontecerá nosso LabExperience.

já falamos que contaremos com .fe.fe e com os "comes" e nos destaques tem o menu completo para você conferir (;

a gente deu um giro na rua pra respirar um pouco da pré-produção e compartilhamos alguns tickets de desconto (:

basta destacar o teu item de interesse e vir curtir com a gente!

dica: vai de bike, que tu chega mais rápido:

📍barraca de côco do parque da jaqueira
📍parque das graças
📍feira de orgânicos das graças

rua do espinheiro, 812, sala 205.
(temos estacionamento!)





caminhar junto é gostoso demais.convidamos .fe.fe  e  para compartilharmos um projeto antigo que pede cabeças e corações...
12/03/2026

caminhar junto é gostoso demais.

convidamos .fe.fe e para compartilharmos um projeto antigo que pede cabeças e corações integrados.

estamos em um processo de estudo que parte sobretudo de fontes de oralidade, memórias afetivas e resgate de valores que os tempos atuais tendem a sucumbir.

ficou com alcunha da alquimia Brasil-África no moinho 🙃

a fofoca comeu solta, como tem que ser entre amiga e amigos!

quem arrisca palpite do que está por vir?!

Endereço

Recife, PE

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Energia Lab - Alquimia Y Café posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Energia Lab - Alquimia Y Café:

Compartilhar