24/07/2020
De todos os aprendizados que esse período em isolamento social nos trouxe, eu destacaria, sem hesitar, que é a oportunidade de vivermos o momento presente. Não pretendemos aqui ter uma visão romântica da situação (que é gravíssima) e nem fazer “pouco caso” das dificuldades que tantos estão vivendo. Mas na vida, temos sempre o convite para olhar as dificuldades como aprendizado.
Foi em 2017, quando eu vivia um drama pessoal, que li o livro “O poder do Agora”, de Eckhart Tolle, e tive a chance de acessar um portal. Desde essa leitura, minha visão sobre a vida e sobre muitas coisas que eu enxergava como “verdade” mudaram significativamente. E foi a partir deste livro que passei a observar a importância de nos reconectarmos com o nosso corpo e mantermos o nosso foco no momento presente.
Hoje, com uma filha de 1 ano, percebo que todas as vezes que me desconecto do “Agora” (e infelizmente ainda acontece com certa frequência) perco a oportunidade do encantamento pela vida e deixo de aproveitar aquele instante com entrega e devoção, dando oportunidade para que sentimentos menos nobres ganhem seu espaço.
Quem tem o privilégio de conviver com crianças sabe que elas são grandes mestres em nos ensinar a viver o momento presente. Talvez por isso elas consigam ter tanta leveza e ver a vida com tanta simplicidade.
Compartilhamos, então, os principais aprendizados do livro, na esperança de que eles possam nos inspirar e ajudar nesses dias ainda tão obscuros. Sigamos, com esperança!