05/09/2021
O processo de desligamento em uma empresa, é algo muito delicado. Algumas pessoas demoram um tempo para superar, já outras, lidam com mais facilidade e logo seguem a sua trajetória profissional em busca de uma nova oportunidade.
O profissional de RH lida com todo o processo do desligamento, seja no momento do comunicado ao colaborador, seja na elaboração dos cálculos, ou no ato da homologação da rescisão, explicando para o ex-funcionário, os cálculos das verbas rescisórias.
Em pleno século 21, ainda temos empresas que realizam este processo sem nenhum respeito ao colaborador. Em algumas, o comunicado do desligamento ainda é realizado pela área RH, sem o gestor explicar quais são os motivos do desligamento, apenas falando a famosa frase: “Fulano, pode passar no RH”.
Vamos esclarecer uma coisa: Quem demite é o gestor e não o RH, quem contrata, promove ou transfere um colaborador, é o gestor. O RH atua como uma área de apoio na decisão do gestor.
Gente, entre nós, se o RH tivesse esse poder, muitos “chefes” já teriam sido demitidos por não realizarem o seu papel de líder. Mas isso é conversa pra depois!
Um desligamento humanizado, é realizado com transparência, em um ambiente seguro, de preferência presencialmente. Sempre deve ser realizado pelo gestor, com o apoio da área de RH, que providenciará o Aviso Prévio, as orientações e a entrevista de desligamento. Este é o resumo de um processo de desligamento humanizado, mas é claro que existem outros detalhes.
Nesta semana tivemos a notícia do desligamento do jornalista e apresentador Evaristo costa () na emissora CNN. Pelo seu relato, o processo não foi nada humanizado. Pelo contrário, tivemos uma rescisão feita com muito desrespeito e sem transparência.
Você já presenciou alguma demissão desrespeitosa?
Me conta aí!