16/02/2026
como explica isso para um gr**go? man, it’s a sea of people jumping and dancing around trucks! não tem como traduzir. tá até no Guinness, no The New York Times, sabe-se lá onde mais, mas só quem tá aqui no chão, sentindo o runfo quente do lado do trio e as batidas graves da percussão que fazem vibrar o coração, que sabe da colé. você pode até tentar explicar, mas alguém que nunca viveu isso aqui compreender, aí já são outros quinhentos. é um mar de gente. tem marés que vão e vêm. tem as marés altas, tem que ter mutcho braço, ou melhor, pernas, lombar, fôlego. tem as correntes de retorno, lugares que você entra sem querer e acabam te jogando lá pra dentro do fundo da bagaça. não adianta lutar, é se deixar levar, sabendo que lá na frente terá como sair, pegar a rua de trás e tentar um novo canal, um novo trio. tem as marés secas, essas você entra e f**a de boa, sem aperto, tem fatia pra todo mundo. e por ser um mar, tem de tudo. tem gente feliz, gente brigando, gente beijando, gente chorando, se conhecendo, se separando, trabalhando, vindo pela primeira vez e os que nunca mais querem voltar. vi muitos gr**gos na rua e todas às vezes pensei o mesmo: como veio parar aqui? e quando voltar pra sua terra como é que explica o que é o carnaval de Salvador para outro gr**go?