11/03/2026
Saberes, territórios, ancestralidade e futuro alimentar resumiu o primeiro Dendê Talks do ano! 🍽️
O bate-papo gastronômico reuniu chefs de diferentes partes do mundo, e o encontro destacou como a cozinha afrodiaspórica carrega memória, identidade e também caminhos para pensar a alimentação e o planeta de forma mais consciente.
Alicio Charoth mediou o bate-papo enfatizando que, a partir de sua passagem pela Europa, seu trabalho passou a ter como foco o empoderamento feminino e a valorização do papel das mulheres no processo produtivo da alimentação, especialmente aquelas que mantêm viva a culinária tradicional.
A chef Deborah Cavalcanti diz que sua culinária com base nas raízes minimiza a saudade de pessoas que, como ela, migraram para Europa. 🫂✈️
Elsis Valencia se emocionou ao falar de comida e ancestralidade destacando como manjericão e coentro, uma feliz semelhança entre Colômbia e a Bahia que aqueceram seu coração.
Antonuela Ariza defendeu a necessidade de repensar a relação com os alimentos de forma mais lenta e responsável, em alinhamento ao consumo alimentar consciente e a francesa Marie-Josée compartilhou sua experiência no restaurante comunitário em Maiselle, onde cerca de 200 refeições são preparadas diariamente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Do continente Africano, a chef Olivia de Souza contou que utiliza em seus pratos ingredientes que fazem parte da tradição afro-baiana, como feijão e coco, em uma cozinha voltada para saciar a fome e alimentar a vida. 🌱
O diálogo promovido pelo encontro reafirmou que a gastronomia é um espaço potente de diálogo entre culturas, territórios e saberes, revelando histórias de resistência, pertencimento e cuidado com o planeta.