03/04/2026
Exu, segundo aquilo que observo, não age na nossa vida de acordo com merecimento ou por conta de karma. Exu não está ligado a esses conceitos ligados ao cristianismo (merecimento) ou distorcido pelo cristianismo (karma - conceito oriental)... Exu age de acordo com nossos próprios movimentos de vida. Quem quer e passa a se relacionar com Exu, deve compreender que aquilo que entendemos como moral, profundamente moldado pelo cristianismo na nossa sociedade, não se aplica. Exu não tem pena, Exu não tem dó. Exu dá ou tira da nossa vida o que é necessário pra alcançarmos aquilo que, de uma maneira ou de outra, nos fará crescer. Se não cumprimos nossa parte no acordado a cobrança vem. Se andamos conforme o combinado, de uma forma ou de outra conquistamos aquilo que almejamos.
A romantização comecamos a fazer de Exu, desde os anos 90, nos fez perder muito dessa conexão com esses ancestrais poderosos. O transe profundo não acontece, as pessoas não levam mais em consideração o cuidado que se deve ter ao falar com Exu, principalmente quando se vai pedir algo. A competição por quem tem a roupa mais bonita e os acessórios mais descolados se instalou como uma erva daninha que enfraquece as raízes de uma árvore forte e antiga.
Então, que possamos nos preocupar menos com o que os outros vão ver e falar, e nos preocupar mais com a profundidade de relacionamento com Exu e Pombagira no nosso íntimo, no nosso dia a dia, no nosso quartinho. Que nossas oferendas sejam menos barganhas e mais constância. E que, principalmente, possamos agir com coerência em relação aquilo que desejamos de Exu na nossa vida.
Mojubá Exu 🔥